Dia dos Pais

Dia dos Pais

Origem do Dia dos Pais

A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna.

Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade.

Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano.

Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país. Inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919).

O pai de Sonora tinha sido guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. A data escolhida para a celebração seria o aniversário do seu pai.

A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father’s Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson em 1966. A data, porém, foi oficializada pelo presidente Richard Nixon (1913-1994) apenas em 1972.

Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo. Além dos Estados Unidos, também na Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

 

Visitas 15 total, 1 visita(s) diárias

Publicar comentário